BLOG – BRASIL FIT

Taxa de Obesidade no Brasil é a maior dos últimos 13 anos

Guilherme Kiihn

Uma pesquisa realizada recentemente e publicada em Julho/2019 pelo Ministério da Saúde revelou que mais da metade da população brasileira encontra-se acima do peso, a maioria, adultos, nas faixas etárias entre 25 e 34 anos, e 35 a 44 anos. Os dados são alarmantes, uma vez que a obesidade, uma doença crônica não transmissível, configura um fator de risco para diversas doenças, tais como hipertensão, diabetes e até mesmo câncer.

O mau hábito alimentar do brasileiro tem início na infância. Várias pesquisas apontam, ainda, que uma em cada três crianças apresenta sobrepeso, e isso se deve ao fato de que a ingestão de alimentos ultra processados dá-se já nos primeiros anos de vida. Segundo a Pesquisa Nacional de Demografia e Saúde (2016), mais de 40% das crianças menores de cinco anos consomem refrigerante regularmente, e 60,8% das menores de dois anos têm acesso a biscoitos ou bolachas recheadas.

A obesidade é um dos grandes desafios do século XXI na área da saúde, tanto em países desenvolvidos quanto nos subdesenvolvidos. Desde a infância, grande parte da população já insere alimentos ricos em açúcares e gorduras na dieta, isto, somado ao fato de que a comodidade da vida moderna induz cada vez mais ao sedentarismo, causa um estado alarmante de prevalência da doença.

A vida agitada nos centros urbanos também contribui para o aumento dos casos de obesidade. A falta de tempo, falta de espaço para a prática de atividades físicas ao ar livre, trânsito, violência, tudo isso influencia na qualidade de vida da população. As crianças já não praticam esportes com regularidade, atividade que, muitas vezes, é substituída pelo uso frequente de aparelhos eletrônicos. Dessa forma, a taxa de obesidade no país passou de 11,8% para 19,8%, entre 2006 e 2018, conforme informou a Pesquisa de Vigilância de Fatores de Risco e Proteção para Doenças Crônicas por Inquérito telefônico (Vigitel), divulgada no último dia 24.

Cadastre o seu e-mail!
Receba gratuitamente as atualizações do Blog.

X
Precisa de ajuda? Converse conosco