A importância da avaliação física para o processo de treinamento

A importância da avaliação física para o processo de treinamento

Antes de fazer qualquer tipo de exercício, é importante se atentar para a necessidade de uma avaliação física e médica, antes de tomar a decisão de qual modalidade praticar. Isso porque um check-up geral pode apontar doenças ou limitações que vão influenciar diretamente na sua rotina de treinos e até mesmo na elaboração do seu padrão de exercícios.

Vale notar que a avaliação física somente deve ser feita por um profissional capacitado, que consiga identificar suas condições físicas no início e no decorrer da vida como atleta. Dessa forma, os dados coletados vão ajudar na elaboração do cronograma de atividades, bem como na comparação com o progresso ao longo dos meses trabalhados.

Acessórios de avaliação física

Em um geral, o processo de avaliação física te coloca a frente de acessórios como o adipômetro científico, a balança de bioimpedância, o paquímetro com mandíbula retrátil, a trena de fibra simples, além de outros, que aumentam ainda mais a precisão dos resultados e apontamentos a respeito de sua condição física. Com isso, será mais fácil que o profissional consiga levantar:

  • avaliação de força, resistência e flexibilidade;
  • avaliação cardiorrespiratória;
  • medidas antropométricas (dobras cutâneas, percentual de gordura, circunferências);
  • peso;
  • altura;
  • avaliação postural e funcional;
  • limitações físicas e contraindicações;

Avaliação física e o acompanhamento

Se você ainda é novo nessa etapa, lembre-se que esse processo pode e deve ser realizado a cada final de ciclo de treinamentos, o que geralmente dura de 6 a 8 semanas. Como dito anteriormente, essa é mais uma forma de acompanhar sua evolução e reorganizar sua rotina de acordo com os objetivos que já foram cumpridos e com aqueles que ainda precisam de mais dedicação. Ou seja, a avaliação física ajuda no início, no meio e no fim de qualquer projeto físico.

Para ter ainda mais resultados durante sua vida como pessoa ativa, não deixe de lado mais essa alternativa para manter a saúde em dia e a evolução em andamento. Converse com seu professor e procure todas as informações necessárias para fazer sua avaliação física e adequar seus programas de treinamento!